Introdução à Tecnologia
Processo de Despolimerização Catalitica
Os resíduos sólidos municipais (que compõe o lixo urbano) consistem em 80-90% de moléculas de hidrocarbonetos de cadeia longa polimerizados. Por despolimerização, ou “cracking”, as longas moléculas podem ser reduzidas para moléculas de menor comprimento de aproximadamente 10-20 átomos de Carbono – equivalente a diesel líquido que é uma fração de óleo bruto. Deste modo este assim chamado diesel sintético (ou “segunda geração de biodiesel”) é idêntico, nas suas propriedades químicas e físicas, ao mineral ou diesel fóssil. Em certos aspectos, constata-se que é um produto superior com um índice de cetano mais elevado, com cerca de 5% mais de energia e a ausência de impurezas, tais como a estearina ou de carbono livre que é a “fumaça negra do diesel” – logo sem a necessidade de um filtro de partículas. O número de cetano é a classificação de desempenho de um combustível diesel, o que corresponde à percentagem de cetano numa mistura Cetane-Methylnaphthalene com o mesmo desempenho de ignição. Um número de cetano mais alto indica maior eficiência de combustível. Ele também pode ser chamado classificação de cetano.
A criação de Combustível Fóssil a partir da reciclagem de plásticos, pneus, e outros resíduos tornou-se uma realidade. O processo produz os seguintes produtos: o Diesel – querosene, Gasolina e Óleo Combustível, espécies de combustíveis para movimentar e conduzir veículos e equipamentos. O que se sabe, o que se conhece até agora, sobre como o “biodiesel” é produzido, é um processo de produção de diesel por simples eterificação partir de óleos vegetais caros. Esta base de matéria-prima no entanto está competindo diretamente com a indústria de alimentos e crescente demanda por biocombustíveis; portanto, fazendo um enorme impacto sobre os preços do petróleo e dos alimentos.
Pelo contrário, com este novo método ou tecnologia, os resíduos ou lixo urbano, podem realmente ser usados como material de reciclagem. Os resíduos são, obviamente, abundantemente disponíveis e não só vem de graça, mas muitas vezes rendem uma “taxa de depósito”, como renda adicional. Outros pesquisadores e/ou empresas têm tentado chegar a novas soluções e continuam tentando desenvolver novos métodos; no entanto, esta tecnologia revolucionária foi testada e está instalada e funcionando em uma instalação totalmente operacional. Pela primeira vez na história, uma fonte alternativa de combustível para além de combustível fóssil é abundante. Além da disponibilidade de produção constante e mais baratos os custos operacionais, há muitos resultados positivos em relação as emissões de CO2 e o enriquecimento compreensível do nosso meio ambiente em geral. Além de lixo o biodiesel pode ser produzido a partir de uma grande variedade de materiais de serem reciclados, tais como:
- Todos os materiais de origem orgânicos (palha, relva, do bolo de prensagem a partir de frutos e de plantas oleaginosas) • Plásticos de todos os tipos, incluindo PVC • Papel • Madeira • resíduos de reciclagem de carro • pneus • lodo de esgoto • Estrume animal • Resíduos de origem animal e outros tantos mais
Esta tecnologia também pode ser usada para desenterrar aterros antigos e reciclar o material restante. Consequentemente, nenhuma segregação dos resíduos sólidos municipais é necessária, como gigantescos lixões. Apenas os materiais duros (pedras, vidro, cerâmica, metais e semelhantes) têm de ser removidos antes do processamento.